Como ter um bom corpo saudável geral

Como ter um bom corpo saudável geral

Co-autoria de Chris M. Matsko, MD
Atualizado em: 29 de maio de 2019

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Praticando hábitos alimentares saudáveis
Mantendo um corpo saudável com exercícios
fazendo mudanças em seu estilo de vida
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No mundo agitado de hoje em que vivemos, manter a nossa boa saúde é importante. É fácil deixar o estresse no centro das atenções e nos preparar para escolhas inadequadas de dieta e estilo de vida. Nossa dieta, exercício e escolhas comportamentais podem ter um efeito significativo sobre a nossa saúde. Se você tem uma dieta pobre ou insalubre, você pode correr o risco de ganhar peso ou aumentar o risco de doenças crônicas (como diabetes ou pressão alta). Se você não está ativo regularmente, você também pode correr o risco de ganhar peso, mas também perder muitos benefícios do exercício. Se você fuma, não controla o estresse ou não dorme bem, você pode correr novamente o risco de ter efeitos colaterais negativos em sua saúde. Manter um corpo saudável geralmente exigirá que você verifique se está fazendo escolhas saudáveis ​​em várias áreas da sua vida.

Método
1
Praticando hábitos alimentares saudáveis
Ter um bom corpo saudável geral Passo 1 1
Monitore calorias. Para ter um corpo geralmente saudável, você deve tentar manter um peso saudável. Se você está com sobrepeso, você não está mantendo um corpo geralmente saudável.
Calorias são uma unidade de medida. Você come calorias da comida e essa energia é usada para alimentar suas funções corporais e atividades durante o dia. [1]
Se você consome muitas calorias, pode correr o risco de ganhar peso. Se você não comer calorias suficientes, poderá perder peso. [2] A dieta americana é baseada em uma dieta de 2.000 calorias por dia.
Pode ser necessário alterar quantas calorias você come diariamente para atender às necessidades do seu corpo e manter um peso saudável. Para perder peso, é considerado seguro cortar 500 calorias de sua dieta e tentar perder de uma a duas libras por semana.
Use uma calculadora on – line ou aplicativo de smartphone para descobrir quantas calorias seu corpo precisa. Uma boa regra é que um adulto moderadamente ativo precisa de cerca de 15 calorias por quilo para manter seu peso. [3] Acompanhe as calorias para ver se sua dieta atual atende às suas necessidades.
Ter um bom corpo saudável geral Passo 2 2
Coma uma dieta bem equilibrada . Ter uma dieta bem equilibrada é uma das partes mais importantes da manutenção de um corpo geralmente saudável. Sem uma dieta equilibrada, será muito difícil manter uma boa saúde. [4]
Uma dieta equilibrada significa que você consome alimentos de cada grupo alimentar, se não todos os dias.
Além disso, você deve consumir uma variedade de alimentos dentro de cada grupo de alimentos. Ter uma grande variedade de alimentos de grupos alimentares permitirá que você consuma uma variedade de nutrientes diferentes. [5]
Por último, uma dieta equilibrada significa comer as proporções corretas ou porções de cada alimento. [6] Se você come principalmente alimentos ricos em proteínas, mas muito poucas frutas ou vegetais, sua dieta não é equilibrada. Seguindo os tamanhos das porções apropriadas de cada grupo de alimentos: 3-4 oz (tamanho do baralho) de proteína, [7] 1 xícara de legumes ou 2 xícaras de folhas verdes, [8] 1/2 xícara picada ou um pequeno pedaço de fruta, [ 9] e 1 oz ou 1/2 xícara de grãos. [10]
Equilibre suas refeições e lanches durante o dia. Apontar para três a quatro porções de proteína por dia, cinco a nove porções de frutas e legumes e três a quatro porções de grãos (1/2 sendo inteiro). [11]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 3 3
Ir para fontes de proteína magra. A proteína é um nutriente essencial na sua dieta. Ele irá fornecer os blocos de construção para muitas funções do seu corpo, incluindo a manutenção da massa muscular magra, reconstrução de células e apoio ao seu sistema imunológico. [12]
Fontes de proteína magra incluem: aves, ovos, frutos do mar, carne magra, carne de porco, legumes (nozes e feijão) e tofu.
Fontes de proteína magra são pobres em gordura e calorias. Isso ajuda você a obter quantidades adequadas todos os dias sem ultrapassar seu limite diário de calorias.
O consumo de quantidades adequadas de proteína também foi associado a um corpo saudável em geral. Algumas delas incluem: melhor controle de seu apetite e um peso saudável, suporte a níveis saudáveis ​​de colesterol e lipídios e melhor controle do diabetes. [13]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 4 4
Faça metade de suas refeições uma fruta ou legume. Frutas e legumes são dois dos grupos alimentares mais importantes. Estes alimentos contêm a maior quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes. [14]
Quantidades elevadas de frutas e vegetais na dieta têm sido associadas a uma variedade de efeitos benéficos na sua saúde geral, incluindo: diminuição da pressão arterial, melhor controlo do açúcar no sangue e diabetes, diminuição do risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca, prevenção de alguns tipos de cancros e diminuir o risco de cegueira. [15]
Outra coisa a notar sobre frutas e vegetais é que cada cor de vegetais ou frutas contém diferentes tipos de nutrientes benéficos. Além de comer porções adequadas todos os dias, certifique-se de escolher uma variedade de cores diferentes de itens. [16]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 5 5
Faça suas escolhas de grãos grãos inteiros. Alimentos integrais têm sido associados a uma variedade de efeitos benéficos à saúde para ajudar a promover um corpo saudável em geral. Tente fazer mais de suas escolhas de grãos inteiras.
Os grãos refinados, ou aqueles que são mais processados ​​e não integrais, não têm tantos benefícios nutricionais quanto os grãos integrais. Eles são tipicamente mais baixos em fibras, proteínas e outros nutrientes benéficos. [17]
Grãos integrais para tentar incluir: 100% de massa e pão integral, arroz integral, aveia integral, farro, painço, quinoa e cevada.
Embora todas as suas escolhas de grãos possam não ser grãos integrais, os especialistas em saúde recomendam tentar fazer pelo menos 1/2 deles 100% de grãos integrais. Alguns dos benefícios para a saúde associados aos grãos integrais incluem: aumento de fibras e outros nutrientes benéficos, redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. [18]
Se você está tentando perder peso, tente limitar sua ingestão de carboidratos.
Ter um bom corpo saudável geral Passo 6 6
Limite de junk foods e alimentos processados. Embora exista uma ampla variedade de alimentos processados ​​(incluindo opções nutritivas e não saudáveis), muitos são mais ricos em calorias, gordura, açúcar e conservantes. [19]
A maioria dos especialistas em saúde recomenda limitar os alimentos processados ​​ou os alimentos inúteis ou comê-los com moderação. Embora possam não ser a escolha mais nutritiva, o tratamento ocasional é apropriado.
Escolha sabiamente quando você está comendo mais itens indulgentes. Alimentos como batatas fritas, biscoitos, bebidas açucaradas, refeições congeladas, fast food, doces ou doces não devem ser uma ocorrência diária.
Há uma abundância de alimentos que ainda são considerados muito saudáveis ​​e nutritivos, mas ainda são considerados “processados”. Estes são OK para comer em uma base regular. Alguns itens incluem: vegetais enlatados (procure por latas que digam “baixo teor de sódio”), legumes e frutas congelados, verduras pré-lavadas e saladas e laticínios. [20]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 7 7
Beba quantidades adequadas de água . A água é um nutriente vital em sua dieta e desempenha muitos papéis importantes em seu corpo. Se você não consumir líquidos hidratantes suficientes todos os dias, corre o risco de ficar desidratado . [21]
A maioria dos adultos precisa de pelo menos oito copos de 8 oz de fluidos hidratantes diariamente. No entanto, alguns especialistas recomendam consumir até 10 a 13 copos por dia. [22]
Se você é fisicamente ativo ou transpirar muito durante o dia ou durante a atividade física, você precisará substituir o fluido perdido, além de sua ingestão diária regular. [23]
Consumir bebidas sem cafeína e sem açúcar, pois estas são as mais saudáveis ​​e hidratantes. Itens como água, água com sabor, café descafeinado e chá descafeinado são apropriados.
A desidratação tem muitos efeitos colaterais negativos, desde problemas mínimos até efeitos mais graves para a saúde. Alguns incluem: fadiga, nebulosidade mental, dores de cabeça, alterações de humor, pedras nos rins e infecções do trato urinário. [24]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 8 8
Tome suplementos vitamínicos e minerais. Alguns especialistas em saúde e nutrição podem recomendar tomar um multivitamínico diariamente. Estes suplementos “all-in-one” podem servir como um backup para os dias em que você não come uma dieta saudável ou é incapaz de satisfazer todas as suas necessidades nutricionais através dos alimentos. [25]
Os suplementos também podem ser benéficos para pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares, são muito exigentes ou têm restrições alimentares (como vegetarianos ou veganos).
Os suplementos não são projetados para substituir alimentos ou para suprir a maioria das necessidades nutricionais. Aqueles que comem uma dieta saudável geralmente não precisam tomar suplementos. Além disso, se você tem uma dieta saudável e estilo de vida, suplementos vitamínicos não irão melhorar sua saúde, curar ou melhorar a doença. Eles estão lá apenas como um backup. [26]
Sempre fale com seu médico sobre quais suplementos podem ser apropriados para você – os suplementos podem interagir com medicamentos e nem sempre são seguros para todos. Informe também todos os médicos sobre quais suplementos você está tomando, quanto e com que frequência.

Ponto
3
Método 1 de 3: Teste

Se você está acima do peso, quantas calorias você pode cortar com segurança por dia?

50

200

500

1.000

5000
Método
2
Mantendo um corpo saudável com exercício
Ter um bom corpo saudável geral Passo 9 1
Inclua exercícios cardio suficientes. Exercícios aeróbicos ou cardiovasculares são uma parte muito importante para um estilo de vida saudável e corpo geralmente saudável.
Há uma enorme quantidade de benefícios para a saúde associados ao exercício regular e consistente. Alguns incluem: melhora do humor, melhora da qualidade do sono, melhora a circulação, ajuda a controlar um peso saudável, diminui a pressão sanguínea eo risco de derrames, controla e controla a insulina, melhora os níveis de lipídios e colesterol no sangue, aumenta a energia e pode melhorar sua autoimagem. [27]
Os especialistas em saúde recomendam que você faça pelo menos 150 minutos de atividade cardiovascular por semana (ou 30 minutos, cinco vezes por semana). Você pode aumentar os benefícios obtendo 300 minutos de atividade aeróbica por semana (ou uma hora, cinco vezes por semana). [28]
Inclua uma variedade de atividades a cada semana. Exercícios para tentar incluir: caminhada, corrida / corrida, dança, natação, aulas de aeróbica, ciclismo ou caminhadas.
Ter um bom corpo saudável geral Passo 10 2
Faça um a três dias de treinamento de força. A contrapartida do exercício aeróbico regular é o treinamento de força ou o exercício de resistência. Essas atividades ajudam a construir e apoiar a massa muscular magra, além de proporcionar outros benefícios para a saúde. [29] O treinamento de força e a adição de músculos podem até aumentar o seu metabolismo e ajudar a perder peso.
O treinamento de força regular tem muitos benefícios fora da construção de músculos mais fortes. O exercício regular de sustentação de peso ajuda a diminuir o risco de osteoporose, tornando seus ossos mais fortes e mais densos. [30]
Os especialistas recomendam fazer cerca de dois dias de treinamento de força a cada semana. É importante trabalhar todos os principais grupos musculares, incluindo: braços, peito, costas, núcleo e pernas. Levante pesos livres, use máquinas de peso ou faça atividades de peso como ioga ou pilates.
Separe cada dia de treinamento de força em pelo menos um dia de descanso para todos os seus músculos para recuperar e reparar de forma eficiente. [31]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 11 3
Mova-se mais ao longo do dia. Além do treinamento de força e do exercício cardiovascular planejado, também é importante mover-se mais ao longo do dia ou incluir mais atividades de referência. Embora esses tipos de atividades não sejam grandes queimadores de calorias, eles também têm uma quantidade significativa de efeitos colaterais positivos na saúde. [32]
As atividades da linha de base referem-se a qualquer exercício ou atividade que você faz regularmente. Isso poderia ser trabalho de quintal ou tarefas domésticas, tomando as escadas ou caminhando ao longo do dia. [33]
Há estudos que mostram que, após uma ou duas horas de sessão, há efeitos colaterais negativos, incluindo redução do fluxo sangüíneo, diminuição da queima de calorias e maior dificuldade para controlar condições crônicas (como hipertensão ou diabetes). [34]
Além de apenas se mudar mais, alguns especialistas em saúde recomendam até se levantar por alguns minutos a cada hora. [35]
Ponto
3
Método 2 de 2: Teste

Quais grupos musculares você deve exercitar durante seus dias de treinamento de força?

Apenas seus grupos musculares mais fracos

Todos os principais grupos musculares

Apenas os grupos musculares que as pessoas podem ver
Método
3
Fazendo mudanças no seu estilo de vida
Ter um bom corpo saudável geral Passo 12 1
Pare de fumar . A maioria das pessoas sabe que fumar é considerado um comportamento não saudável que pode estar ligado a uma variedade de problemas de saúde negativos. [36] Se você fuma atualmente, considere seriamente desistir para ajudar a melhorar sua saúde geral.
Fumar tem sido associado a inúmeros problemas de saúde, incluindo: câncer de pulmão e doenças, pressão alta, doenças cardíacas, diabetes, cegueira e doenças da boca. [37]
Existem muitos métodos diferentes para ajudá-lo a parar de fumar ou de outros produtos do tabaco. Existem opções de over-the-counter (como gomas), patches, medicamentos prescritos e até mesmo programas de aconselhamento.
Ter um bom corpo saudável geral Passo 13 2
Limite de álcool. Alguns estudos mostraram que o consumo moderado de álcool (menos de um a dois copos a cada poucos dias) pode ter efeitos positivos na sua saúde. No entanto, muitas pessoas bebem mais do que isso e maiores quantidades de álcool podem ter efeitos colaterais negativos sobre sua saúde. [38]
Beber pesado ou beber mais em excesso (mais de três drinques por dia ou mais de sete doses por semana) pode causar vários problemas de saúde adversos, incluindo: pancreatite, derrame, pressão alta, danos no fígado e no cérebro. [39]
As recomendações para o consumo de álcool são: mulheres com menos de um copo ou porções diárias e homens com menos de dois copos ou porções diárias. [40]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 14 3
Durma o suficiente . O sono regular e consistente é muito importante para ter um corpo geralmente saudável. Quando você não consegue dormir adequadamente, isso pode afetar negativamente sua saúde. [41]
A falta de sono pode causar uma variedade de coisas, incluindo: ganho de peso, aumento da fome, fadiga, falta de concentração, incapacidade de concentrar ou reter informações e até aumento da mortalidade. [42]
Faça pelo menos sete a nove horas de sono por noite. Vá para a cama mais cedo, fique na cama mais tarde para ajudá-lo a obter essas horas extras.
Além disso, certifique-se de desligar sua TV, smartphone, tablet ou laptop. A luz desses dispositivos pode dificultar o seu sono. [43]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 15 4
Gerenciar o estresse . Estresse crônico de baixo grau é muito comum hoje em dia. Pode não parecer que possa ter um efeito negativo em sua saúde ou corpo, mas na verdade tem um grande impacto.
O estresse pode causar uma variedade de problemas de saúde adversos, incluindo sono inadequado, ganho de peso ou perda de peso, alterações de humor, fadiga / exaustão e muito mais. [44]
Gerenciando o estresse é muito importante quando você deseja manter a saúde geral. Há uma variedade de coisas que você pode fazer para ajudar a administrar seu estresse, incluindo: conversar com um amigo ou membro da família, dar uma caminhada, meditar ou fazer ioga , tirar um cochilo ou ouvir sua música favorita.
Se você está tendo mais dificuldade em controlar o estresse, considere consultar um terapeuta para obter ajuda adicional.
Ter um bom corpo saudável geral Passo 16 5
Pesar-se . Seu peso é um grande determinante de se você tem um corpo geralmente saudável. Estar acima do peso ou abaixo do peso não é saudável e pode contribuir para efeitos adversos à saúde. [45]
Entre na escala e obtenha seu peso. A maioria dos especialistas sugere pesar a si mesmo uma vez por semana, na mesma hora do dia (ao acordar é melhor), usando a mesma roupa (ou nua). [46] Se você está tentando perder peso, pode querer subir na escala cerca de três vezes por semana. [47]
Se o seu peso for muito baixo ou muito alto, considere fazer mudanças apropriadas em sua dieta, rotina de exercícios ou estilo de vida para ajudar a sustentar um peso mais saudável.
Você também pode acompanhar o seu IMC, a circunferência da cintura ou a porcentagem de gordura corporal para ter uma visão mais precisa se você está ou não em um peso saudável para sua idade, sexo e tipo de corpo.
Lembre-se de que o peso está constantemente em fluxo, e seu peso pode mudar ao longo do dia e do mês com base em muitas variáveis ​​diferentes (ciclo menstrual para as mulheres, o que você comeu, se você está desidratado, etc.). [48]
Ter um bom corpo saudável geral Passo 17 6
Visite o seu médico regularmente. Uma das partes mais importantes da manutenção de um corpo geralmente saudável é a reunião com seu médico de cuidados primários ou outros médicos. Esses médicos podem ajudá-lo a administrar quaisquer condições de saúde atuais que você tenha, mas também podem ajudá-lo a prevenir qualquer condição crônica saudável pela qual você possa estar em risco.
Você deve encontrar-se com seu atendimento primário, dentista, obstetra ou ginecologista ou qualquer outro médico pelo menos uma a duas vezes por ano. Ir mesmo quando você é saudável é importante para que um médico em particular possa ter uma base saudável para o seu corpo.
Considere ver um nutricionista registrado. Você também pode querer considerar ver um nutricionista registrado. Estes profissionais de saúde podem orientá-lo para uma dieta saudável para ajudá-lo a manter a saúde ou melhorá-lo.
Pense em encontrar um coach ou terapeuta. Muitas vezes, manter uma dieta saudável ou um plano de exercícios é fácil. É manter as tensões da vida que podem ser mais difíceis. Se você achar que não consegue lidar com o estresse ou não está feliz, considere encontrar um treinador de vida ou terapeuta para ajudá-lo a administrar suas emoções de forma mais adequada.

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