Biotina: tratamento para queda dos cabelos

Biotina: tratamento para queda dos cabelos

A alimentação equilibrada e completa é fundamental para saúde, contribuindo para beleza das unhas, peles e do cabelo, mas alguns nutrientes específicos podem ajudar no crescimento, na prevenção da queda e no fortalecimento dos fios. Quando a alimentação não contém quantidades adequadas desses nutrientes, pode levar a deficiência nutricional.

Leia também: o que é Biotina

Uma das vitaminas fundamentais para a saúde dos cabelos é a biotina, também conhecida como vitamina H e que faz parte do complexo B. Esta vitamina é necessária para diversas funções importantes, como funcionamento das células, metabolismo de proteínas e de gorduras, na integridade da pele, além de ser essencial para que outras vitaminas do complexo B exerçam suas funções.

biotina previne queda de cabelo
A biotina auxilia na absorção da queratina, principal componente do fio capilar. Atua ainda, no fortalecimento da raiz, sendo eficaz na prevenção e no tratamento da queda de cabelo. A quantidade de biotina recomendada para um adulto saudável é de 30 microgramas por dia, sendo facilmente consumidas ao longo das refeições.

biotina: fontes alimentares
A biotina pode ser encontrada em abundância por meio da alimentação em:

Leite e derivados
Carne vermelha, aves e peixes
Gema de ovo
Alguns vegetais, como couve-flor e espinafre
Soja e ervilha
Banana e morango
Algumas oleaginosas, como nozes
suplemento de biotina
Caso o consumo alimentar não supra as necessidades diárias, o uso de suplementos pode ser indicado, e pode ser consumido na forma de cápsulas ou em pó. Em alguns casos de queda grave, pode ser necessário uma dose maior da vitamina, devendo ser prescrita pelo médico ou nutricionista.

A associação da biotina com outros nutrientes essenciais para os cabelos, como outras vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro, zinco e magnésio, também oferecem benefícios na prevenção da queda.

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